Suas máquinas estão de acordo com a NR?

Quando falamos sobre a adequação NR12, estamos falando sobre um procedimento de grande importância para garantir a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho, assegurando que os equipamentos e maquinários utilizados para o desenvolvimento das atividades estão dentro dos requisitos previstos pela legislação.

Essa a NR12 é a Norma Regulamentadora que dispõe os melhores meios e medidas para a proteção da integridade física dos trabalhadores no local de trabalho e prevenção de acidentes durante as fases de projeto e uso das máquinas e equipamentos. Ela rege desde a fabricação das máquinas, até a sua importação, comercialização, exposição e cessão.

Dessa maneira, manter os maquinários de acordo com o que diz essa norma é fundamental para que a sua corporação siga em conformidade com a legislação e, por isso, é essencial contar com uma empresa altamente especializada nesta área e que disponha de profissionais legalmente habilitados e registrados no CREA para a adequação dos equipamentos.

Essa adequação engloba todas as peças e componentes dos maquinários dispostos em uma empresa. Contudo, não são todos os equipamentos que precisam dessa adequação, como é o caso dos maquinários movidos ou impulsionados por força humana ou animal e maquinários em exposição que não estão funcionando.

Por fim, a não adequação à norma pode acarretar multas de até cinquenta vezes o valor inicial do equipamento, além de também gerar demais penalidades de acordo com a Norma Regulamentadora 28 que dispõe exclusivamente das multas e penalidades. Portanto, não deixe de investir na adequação dos seus maquinários e mantenha a sua corporação dentro da legislação nacional.

Postagem criada em: 02/12/2021 - 13:49


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.