A NR que previne os acidentes com máquinas!

O ambiente industrial sempre contou com uma série de maquinários e equipamentos e o número de acidentes do ambiente de trabalho sempre foi elevadíssimo. Para minimizar esses acidentes e proporcionar melhores condições de trabalho, foram criadas diversas normas regulamentadoras, mais conhecidas como através da sua sigla NR.

De maneira mais específica, a NR que cuida exclusivamente da segurança no trabalho com maquinários e equipamentos é a NR-12, que estabelece as medidas de proteção mínimas para assegurar a preservação da integridade física dos trabalhadores durante o desenvolvimento das suas atividades.

Esta norma visa a prevenção dos acidentes das fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos desde a sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, por isso, a adequação de equipamentos a NR12 é tão importante nos parques industriais.

Essa adequação nada mais é do que a aplicação das normas e regulamentações sobre todas as peças e componentes das máquinas de um ambiente de trabalho, de maneira a proteger os operadores e outros funcionários na área de trabalho contra riscos criados por pontos de contato, peças giratórias, faíscas e lançamentos de detritos.

Além disso, essa adequação deve ser feita somente por uma empresa altamente especializada para garantir que todos os procedimentos sejam realizados dentro de todos os padrões previstos na legislação para que você não tenha maiores dores de cabeça.

Por fim, alguns pontos abordados durante essa adequação à norma são: o armazenamento dos equipamentos, os equipamentos de proteção e as orientações para preservação da saúde dos trabalhadores, então, vale a pena pesquisar bem entre as empresas para que você não tenha maiores problemas.

Postagem criada em: 02/12/2021 - 13:45


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.