Aprenda Sobre a Prova de Carga Estática

Já ouviu falar em processos geotécnicos? Sabe quais são suas finalidades e a importância dos mesmos para a engenharia e construção civil? Se não, vamos entender melhos ao longo deste texto, dando ênfase à Prova de Carga Estática.

O processo de PCE, conhecido como Prova de Carga Estática, se trata de um destes estudos geotécnicos, sendo esta a melhor forma para determinar a capacidade de carga das estacas, das fundações profundas e também é capaz de realizar a previsão do comportamento da capacidade de carga e recalques em fundações.

Sua utilização geralmente é recomendada em fundações profundas, sendo aplicados esforços estáticos crescentes à estaca e assim registrando os deslocamentos correspondentes.

Dentre as vantagens trazidas com o uso desta técnica, é que a mesma pode simular, em verdadeira grandeza, os carregamentos reais de uma construção, observando a resposta da fundação a essas cargas.

Desta forma, tanto os procedimentos realizados como os profissionais envolvidos em suas atividades, devem cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Este estudo geotécnico deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Postagem criada em: 19/08/2021 - 08:53


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.