Saiba o que é o PIT na Engenharia

O ensaio de integridade, também muito conhecido como PIT, trata-se de um estudo geotécnico voltado para a área da engenharia civil, que tem como principal objetivo determinar a variação ao longo da profundidade das características do concreto de estacas de fundação.

Basicamente falando, então, o PIT se refere a um ensaio onde sua execução se baseia na aplicação de uma excitação mecânica no topo da estaca, no caso um golpe com um martelo de mão aplicado axialmente à estaca, preferencialmente no seu topo, e na verificação da resposta do sistema a esta excitação, causada pela variação na impedância da estaca. É calculado através de uma fórmula que traz maior precisão à tarefa.

Sabendo então que se trata de um processo indispensável e crucial para a avaliação do solo, este procedimento deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Tendo isso em vista contar com uma empresa especializada no assunto é algo fundamental e que traz grande diferencial para os resultados, tendo uma empresa com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Os ensaios PIT para avaliação de integridade em estacas têm um custo relativamente baixo, são de rápida execução e são ensaios não destrutivos.

Muito importante frisar que, tanto o procedimento em si, quanto os profissionais envolvidos devem se atentar em cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Postagem criada em: 29/07/2021 - 10:17


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.