Conheça essa peça essencial na indústria

Sendo uma peça fundamental para uso com líquidos, ar comprimido ou mesmo alguns gases inertes onde se é necessário realizar compensações das pressões presentes, as válvulas de alívio estão sempre presentes nos ambientes industriais se abrindo ou fechando de maneira automática e gradativa na medida em que a pressão do sistema aumenta ou diminui.

A aplicação dessas válvulas é voltado para baixas vazões de descarga e para fluidos não compressíveis, como a água, onde as pequenas descargas de alívio garantem uma redução de pressão satisfatória e mantém o pleno funcionamento de todo o sistema. Contudo, para que elas atuem com perfeição, é essencial que estejam sempre devidamente calibradas.

Isto porque uma válvula de alívio mal calibrada ou com calibrações atrasadas pode danificar de maneira direta o funcionamento de todo o sistema de pressão do ambiente, realizando o alívio de pressão em uma pressão abaixo do necessário ou não realizando o alívio de maneira adequada e afetando diretamente os sistemas que precisam de um nível específico de pressão.

Dessa maneira, contar com uma empresa especializada na calibração de válvulas de alívio pode garantir não somente o pleno funcionamento das válvulas mas, principalmente, o bom funcionamento de todo o sistema de pressão, que dependem diretamente dessas válvulas de alívio para garantir o nível de pressão suportado.

Portanto, não negligencie as calibrações dessa peça e evite acidentes como vazamento e explosões. Além disso, essa calibração é regidas pela norma regulamentadora NR-13, editada pelo Ministério do Trabalho, que trata de maneira específica sobre vasos de pressão e caldeiras.

Postagem criada em: 03/12/2021 - 14:56


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.