Entenda Mais Sobre Ensaios de Compactação

Você já ouviu falar em processos geotécnicos, e qual a importância deles para um projeto de engenharia civil? Vamos entender melhor ao longo deste texto: Na área de engenharia civil, existem vários estudos que antecedem o início do processo de construção de algum projeto, como por exemplo os ensaios de compactação proctor, os quais tratam-se de um estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado.

Com a realização deste procedimento, é possível obter a densidade máxima do maciço terroso, optimizando o projeto em relação ao custo e ao desempenho estrutural e hidráulico. Estes ensaios têm como função compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, variando a umidade para o ponto de compactação máxima. O ensaio pode ser realizado em três níveis de energia de compactação, conforme as especificações da obra: normal, intermediária e modificada.

Antes de tudo, é necessário ter em mente os seguintes fatores: É totalmente importante destacar que este processo, bem como os profissionais envolvidos em suas atividades, cumpram com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Este estudo geotécnico deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Postagem criada em: 16/08/2021 - 16:19


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.