Procedimentos Geotécnicos de Destaque

Dentro da área de engenharia, existem procedimentos que são conhecidos como ensaios geotécnicos. Estes ensaios fazem parte de um conjunto de estudos que se voltam para a análise de adequação de determinada área para projetos de engenharia civil. São diversos estes ensaios, e no meio desta ampla gama de técnicas, nós podemos destacar o ensaio de percolação.

Você já ouviu falar dele? Afinal, qual a grande importância e utilidade deste ensaio? De forma geral, este em específico se trata de um processo extremamente necessário para determinar a capacidade de percolação (infiltração/absorção) da zona superficial do solo, em que os poros se encontram cheios de ar.

Um outro ponto que abrange esta atividade é que, além das medições citadas, esta atividade se torna extremamente necessária para o dimensionamento adequado de sumidouros e valas de infiltração dentro das normas regulamentadoras, evitando assim que ocorra o transbordamento de fossas e outros sistemas de tratamento.

Tendo todos estes aspectos em vista, então, torna-se de elevada importância que tanto o procedimento em si, quanto os profissionais envolvidos devem se atentar em cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Este estudo geotécnico deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Postagem criada em: 29/07/2021 - 11:34


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.