Como Determinar os Limites de Consistência do Solo

Você já ouviu falar sobre o ensaio LL? Sabe para que serve este procedimento e qual a grande importância da sua função para todo o projeto de engenharia civil a ser desenvolvido? Vamos entender melhor a seguir sobre este ensaio e o porquê ele deve anteceder todas as atividades envolvidas no projeto.

De forma simples e geral, este ensaio trata-se de um dos Limites de Atterberg, que tem como função determinar os limites de consistência do solo nas atividades geotécnicas. O mesmo representa o limite de liquidez, que consiste no valor de umidade no qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico, sendo este determinado a partir do uso de um equipamento específico para esta tarefa, conhecido como aparelho de Casagrande, que com 25 golpes é capaz de unir os bordos inferiores de uma canelura (um centímetro de comprimento) aberta, na massa de solo, por um cinzel de dimensões padronizadas.

É importante ressaltar que todo o procedimento e os profissionais envolvidos no mesmo devem cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Este estudo geotécnico deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Postagem criada em: 13/08/2021 - 11:03


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.