Segurança no Trabalho em Máquinas: Saiba tudo!

Você sabe o que a diz a Norma de Segurança no Trabalho com Máquinas e Equipamentos? De uma maneira simples e geral, essa décima segunda norma é uma das normas mais extensas entre as trintas e seis Normas Regulamentadoras da Consolidação das Leis Trabalhistas dada a sua grande importância e, também, necessidade.

Uma pesquisa feita pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho apontou que, entre os anos de 2012 e 2018, houve mais de 528.473 casos de acidentes de trabalho causados por máquinas e equipamentos. Esses acidentes tiveram como consequência 25.790 amputações ou enucleações dos operadores e 2.058 mortes acidentárias notificadas.

Dessa maneira, a Norma NR12 possui como objetivo definir as condições adequadas para a utilização das máquinas e padrões básicos para que haja maior segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores que desenvolvem as suas atividades fazendo uso de máquinas e equipamentos em geral. Seja nos equipamentos utilizados para panificação, confeitaria, açougue ou até mesmo as prensas, motosserras, maquinário de uso agrícola, todas devem se adequar à essa norma.

O não cumprimento dessa norma pode gerar multas de até 50 vezes o valor inicial do equipamento, bem como outras diversas penalidades como a fiscalização das máquinas presentes no ambiente industrial, o que gera um enorme desequilíbrio financeiro para a indústria.

Portanto, não hesite em contratar uma empresa de adequação a essa norma para que sua indústria seja inspecionada e receba as melhores medidas para minimizar os riscos a que seus operadores podem estar expostos e evite maiores complicações com a legislação vigente nacional.

Postagem criada em: 08/12/2021 - 09:31


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.