O enclausuramento de máquinas vale a pena?

Com o alto número de acidentes de trabalho causados por máquinas e equipamentos, muitas empresas buscam alternativas eficientes de proteção de máquinas NR12 a fim de garantir a máxima proteção de todos os seus colaboradores ao neutralizar a exposição ao perigo e evitar maiores complicações com as multas e demais autuações.

E, quando falamos sobre uma forma de proteção eficiente, certamente estamos falando sobre o enclausuramento das máquinas por meio de uma barreira mecânica que protege determinadas partes de um equipamento e evita o contato direto dos colaboradores com componentes de risco. 

Uma das melhores alternativas atuais de enclausuramento é o envidraçamento com o uso do policarbonato. Isto porque além de ser um material altamente resistente e que atende todos os requisitos e padrões previstos na Norma Regulamentadora NR-12, o policarbonato é um produto leve e que não propaga chamas, ideal para o uso no ambiente industrial.

Outra grande vantagem que o enclausuramento feito com policarbonato apresenta é a sua alta transparência, que permite uma perfeita visualização das máquinas durante seu funcionamento para que possíveis anomalias possam ser identificadas com eficiência.

Além disso, o enclausuramento das máquinas ainda proporciona um excelente isolamento acústico, diminuindo os ruídos na qual os colaboradores costumam ficar expostos durante o desenvolvimento das suas atividades no ambiente de trabalho.

Por fim, o enclausuramento pode ser considerado um EPC (Equipamento de Proteção Individual) e, ao evitar com muita eficiência os acidentes no ambiente de trabalho, evita também que as empresas sofram demais penalidades por expor seus funcionários a riscos elevados. É um ótimo investimento

Postagem criada em: 08/12/2021 - 11:04


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.