Importância dos Ensaios Geotécnicos na Engenharia

Sabe qual a grande importância de procedimentos geotécnicos para os projetos de engenharia civil? Vamos entender melhor ao longo deste texto. De forma geral, quando falamos sobre ensaios geotécnicos, referimo-nos a processos e estudos realizados em uma determinada área, com o principal objetivo de definir os parâmetros do solo ou rocha para um futuro projeto de engenharia civil, realizando o controle tecnológico de solos.

Esses ensaios, que são inúmeros, podem ser excecutados por meio de análises feitas a partir de sondagem, estudos de campo ou laboratoriais, dependendo da necessidade de cada estudo. Dentre os ensaios principais utilizados, citamos o CBR, ensaio PIT, PCE, ensaio LL e LP, dentre diversos outros, voltados cada um para uma especificidade.

Por serem tão necessários e importantíssimos para um bom resultado do projeto de engenharia, é essencial que estes estudos sejam executados por profissionais experientes e qualificados na área, podendo assim assegurar um trabalho de precisão e maior segurança.

Importante também ressaltar que, estes processos, bem como os profissionais envolvidos em suas atividades, cumpram com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços, possibilitando assim um trabalho de alto padrão de qualidade e eficiência.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 08:36


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.