Evite autuações por exposição ao perigo!

Sabemos como em um ambiente industrial há inúmeros equipamentos, máquinas e dispositivos que podem apresentar alguma faixa de risco aos colaboradores que desenvolvem suas atividades de forma direta ou indireta com os maquinários. Por esta razão, investir em inspeções e possuir laudos é fundamental para qualquer indústria.

Contudo, hoje resolvemos falar sobre um dos laudos que não apenas as indústrias devem possuir mas, também as empresas que utilizam este equipamento: o laudo de compressor. Mas o que é este laudo? De maneira simples e geral, é um documento que atesta as plenas condições de uso dos compressores de ar.

Esse laudo é obrigatório e a falta deste documento pode gerar autuações para as empresas, já que os compressores e os vasos que funcionam sob pressão são considerados equipamentos perigosos e possuem, até mesmo, uma Norma Regulamentadora que fala sobre eles, a NR-13. É essa mesma norma que dispõe os requisitos para as inspeções e emissão de laudos para os compressores.

Esses laudos só podem ser emitidos por um Engenheiro Mecânico e devem ser posicionados na própria estrutura do aparelho, em um ponto de fácil acesso e visível, com um alerta indelével de identificação com informações sobre o seu fabricante, seu ano de fabricação, pressão máxima aplicável, índice de pressão do teste hidrostático e código de projeto e seu ano de edição.

Por fim, as inspeções devem ser realizadas sempre em um prazo de doze meses, onde um novo laudo é emitido para que você se mantenha sempre dentro dos requisitos previstos na legislação e não receba quaisquer penalidades por expor seus funcionários a algum risco no ambiente de trabalho.

Postagem criada em: 07/12/2021 - 15:39


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.