A sustentabilidade é um assunto sempre em alta, porque é necessário a conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais que já estão em grande falta, prejudicando diretamente o nosso futuro e as próximas gerações.

Buscar fontes alternativas e renováveis de consumo tem se tornado cada vez mais comum e, graças a essa grande procura, seu valor tem diminuído. Uma fonte alternativa que vem se tornando cada vez mais utilizada é o uso da Energia Solar.

Há 3 tipos dessa energia: a Fotovoltaica, a Térmica e a Termossolar (também conhecida como Heliotérmica):

  • Fotovoltaica: funciona através da captação da luz solar pelas placas de energia, que geram uma corrente elétrica contínua. É levada até o inversor fotovoltaico e é transformada em corrente alternativa, estando assim pronta para o uso doméstico ou empresarial, em equipamentos que são ligados à tomada ( televisão, computadores, geladeiras e etc.)
  • Térmica: funciona através da captação da luz solar pelas placas solares aquecendo um líquido presente em suas tubulações, que é levado para o acumulador solar responsável por aquecer a água, de forma que essa água aquecida possa ser distribuída e usada em chuveiros, por exemplo. 
  • Termossolar ou Heliotérmica: funciona através do aquecimento de um líquido, também, mas a captação da luz solar é feita a partir de equipamentos que refletem a luz e a façam se concentrar em um ponto específico aonde estará passando o líquido, com o objetivo de aquecê-lo e usar o seu vapor para a movimentação de turbinas, ligando o gerador que irá produzir energia limpa.

Por fim, essa energia é considerada uma fonte limpa, renovável e sustentável de energia, porque utiliza um recurso que temos em abundância: a luz do Sol.

Postagem criada em: 18/05/2021 - 16:09


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.