Como é gerada a energia alternativa vinda do sol?

Com o aumento da necessidade de usar fontes alternativas de energia, o uso da energia solar foi ficando cada vez mais popular, podendo ser usada em empresas, indústrias e, até mesmo, em casa, sendo considerada uma energia limpa, renovável e muito sustentável porque é gerada a partir de algo que temos em abundância: a luz e calor do Sol.

Mas, você sabe como essa energia é gerada?

Começando pelo Módulo Fotovoltaico, também chamado de painel solar, é o responsável por captar a luz e calor vindos do Sol. É composto por células solares produzidas, normalmente, de silício, que fazem o efeito fotovoltaico: quando captam a luz do sol, os elétrons dentro do módulo se agitam, gerando eletricidade.

Mas essa eletricidade é uma corrente contínua (CC) e ainda não pode ser distribuída para o uso nos eletrodomésticos. Após essa corrente elétrica ser gerada, é transportada até um inversor fotovoltaico, onde a corrente contínua é transformada em corrente alternada (CA) e é distribuída para a empresa, indústria ou residência, estando pronta para o uso em eletrodomésticos e afins.

Esses painéis têm uma vida útil de 25 anos, mas para garantir a sua durabilidade é necessário a aquisição em uma empresa especializada, que vai indicar o melhor modelo para a sua necessidade e a melhor forma de manutenção dos painéis. No geral, eles indicam uma manutenção a cada seis meses para limpar e verificar se há algum arranhão ou desgaste no painel, mas em regiões com pouca chuva uma vistoria a cada quatro meses pode ser indicada.

Postagem criada em: 20/05/2021 - 16:45


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.