Confira os benefícios de uma energia sustentável

A busca por fontes alternativas e renováveis de consumo vem se tornando cada vez mais comum, e, graças a essa grande procura, seu valor tem diminuído. Uma fonte alternativa que está sendo cada vez mais utilizada é o uso da energia solar fotovoltaica, a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar.

Podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, é considerada uma fonte de energia alternativa, limpa, renovável e, principalmente, sustentável, e vale ressaltar que quanto maior a exposição dos painéis solares ao calor e aos raios do sol, mais energia elétrica será produzida. 

A energia é gerada a partir do efeito fotovoltaico, que acontece dentro do painel solar (também chamado de placa fotovoltaica), é levada até um inversor e, depois, distribuída para o consumo dentro da sua residência, empresa ou indústria.

Esse efeito fotovoltaico acontece porque os painéis são produzidos, normalmente, por silício, que quando captam a luz e o calor do Sol, agitam os elétrons que estão presentes no painel, gerando eletricidade. Mas a corrente elétrica gerada é uma corrente elétrica contínua (CC), por isso, é levada até um inversor para ser transformada em uma corrente alternada (CA), estando assim, pronta para o nosso uso.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, investir na instalação desses equipamentos para poder consumir uma energia alternativa e renovável promove uma diminuição no custo das contas de luz, de modo que o valor investido para a instalação seja recompensado mensalmente com a economia nas contas sem interferir no seu consumo de energia.

Postagem criada em: 20/05/2021 - 16:48


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.