Antes de mais nada, vale salientar que o CREA tem por objetivo a fiscalização, controle, orientação e o aprimoramento do exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior nos locais aonde são atuantes.

A fiscalização do CREA exige dos profissionais e das obras atendidas por eles possuam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Mas o que é isso? Nada mais é que um documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que a empresa que executa o serviço está devidamente legalizada.

Em geral, são objetivos do CREA:

  • Garantir à sociedade que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam responsáveis por serviços e/ou obras;
  • Registrar os profissionais e as empresas da área tecnológica; 
  • Fiscalizar o exercício profissional em defesa da comunidade;
  • Autorizar a atuação da empresa ou do profissional, através do seu registro;
  • Manter o Acervo Técnico do profissional, com registro de todas as suas obras/serviços, entre outros. 

Uma Empresa Registrada no CREA é uma garantia que todo o serviço será bem executado e por profissionais que serão constantemente supervisionados, apresentando soluções completas e inteligentes a sua necessidade, de forma eficiente.

Ao mesmo tempo em que o CREA defende os profissionais ou empresas responsáveis pelos projetos e obras, ele também defende a sociedade. Por isso, a sua fiscalização evita que as obras possuam irregularidades e assim garante a segurança a todos os envolvidos.

É importante se atentar que uma empresa ou profissional não habilitada legalmente, ou seja, que não possua registro nos Conselhos de Engenharia ou de Arquitetura, não poderá desempenhar nenhuma atividade específica desses profissionais. 

Postagem criada em: 15/06/2021 - 15:08


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.