Como ter um maior controle da jornada de trabalho

Por lei, é obrigatório que uma empresa com 20 ou mais funcionários tenha um controle de ponto com o objetivo de registrar toda a jornada de trabalho dos trabalhadores, ou seja, registrar os horários de entrada, intervalo para o almoço e saída de todos os colaboradores, assim como atrasos, faltas e horas extras. 

Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, bem como a própria necessidade das empresas, surgiram vários modelos para se adaptar com as demandas, mas o mais utilizado é o relógio de ponto.

Esse sistema é um dos mais versáteis porque se adequa a empresas de pequeno a grande porte, mesmo que para algumas empresas de grande porte possa gerar um trabalho a mais para o RH, ainda cumpre o seu principal objetivo. 

Pode funcionar através de um cartão com o nome do funcionário e função que ele exerce, para ser inserido no na máquina e registrar mecanicamente a entrada e saída do funcionário. 

Há novos modelos com a leitura da biometria da impressão digital ou um cartão eletrônico, que quando aproximado do leitor, registra automaticamente no sistema a entrada e saída do funcionário, garantindo maior praticidade para o RH confeccionar as folhas de pagamento e ajuda a evitar fraudes ou erros no sistema.

Portanto, contar com um sistema eficiente garante maior controle da jornada de trabalho dos funcionários e facilita a confecção de folhas de pagamento, já que a empresa terá informações mais precisas sobre a entrada e saída, atraso, faltas ou horas extras de cada funcionário.

Postagem criada em: 21/05/2021 - 16:32


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.