Primeiramente, é válido ressaltar que existem três tipos de Manutenção de Sistema Elétrico de Média Tensão essenciais. Sendo elas: 

  • Manutenção Preditiva:

    Através de análises específicas é possível analisar as condições gerais da subestação, sem a necessidade de paralisá-la.

  • Manutenção Preventiva:

    Com base nas análises e laudos obtidos com a manutenção preditiva, é possível fazer manutenções programadas.

  • Manutenção Corretiva:

    Pode ser do tipo programado, quando há a identificação de anomalias durante as manutenções preditiva e preventiva, bem como emergencial;

Quando feita regularmente, a manutenção, mesmo antes dos sinais de falhas, os riscos são minimizados e evita-se danos maiores. Quanto antes um problema for identificado, menor é o risco de paradas não programadas, menor é o custo de manutenção, e menor é o risco para os clientes.

A realização da manutenção preventiva é a mais indicada e deve ser planejada e programada, tendo todas as etapas do serviço a ser executado bem definidas, não podem ser considerados imprevistos na manutenção preventiva. Em geral, as manutenções são sempre benéficas e podem trazer vantagens, como por exemplo:

  • Evitar prejuízos de linhas de produção paradas e/ou deterioração de produtos estocados;
  • Redução de custos com paradas não programadas;
  • Redução do custo de prêmios de seguros;
  • Aumento da confiabilidade e disponibilidade do sistema;
  • Redução e controle do envelhecimento e/ou degeneração dos equipamentos; entre outros.

Escolha uma empresa que realize análises e diagnósticos personalizados para atender as suas necessidades. Analise com cuidado e veja se os resultados da empresa apresentam um elaborado laudo e apresentem um plano de ação para as manutenções preventivas e corretivas que possam ser utilizadas. 

Postagem criada em: 11/06/2021 - 07:38


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.