manutenção de SPDA é um processo de enorme importância, visto que é um serviço indispensável para os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Isso se dá pelo fato de que, conforme o tempo de uso, estes sistemas podem vir a apresentar falhas de funcionamento e defeitos, perdendo totalmente ou parcialmente sua eficácia.

De forma simples e geral, os SPDAs são equipamentos responsáveis por absorver grande quantidade de descargas elétricas em ocasiões de tempestades, por exemplo, e realizar a manutenção destes sistemas periodicamente proporciona uma maior segurança tanto para a edificação, quanto para as pessoas ali presentes, além de otimizar o funcionamento do sistema e manter sua eficiência em dia

De forma geral, as manutenções de aparelhos tem como função analisar a estrutura e condições de funcionamento da antena para-raios, além da manutenção interna, análise de malhas de aterramento, suportes isoladores, conectores de medição e outros itens que permitem que o sistema não apresente falhas no momento em que uma descarga atingir o local.

São dois tipos de manutenção que podem ser solicitados, e destacamos o preventivo, que, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de previnir futuras avarias no sistema. Nele, são analisados ainda condições das hastes, se existe aterramento da caixa d’água, nos casos de condomínios principalmente, limpeza dos captores e cabeamento, e a medição ôhmica, que informa ao técnico se a descarga está acontecendo corretamente naquele sistema.

E por fim citamos o corretivo, que tem como função principal corrigir danos já existentes no sistema, e este procedimento torna-se muito importante para que tais danos não se agravem e comprometam ainda mais o equipamento e todo o sistema de proteção, garantindo maior segurança da construção a ser protegida.

Postagem criada em: 26/05/2021 - 14:49


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.