O funcionamento adequado e ininterrupto dos sistemas industriais é de suma importância tomar as medidas necessárias para uma boa Manutenção de Sistema Elétrico de Baixa Tensão, pois, o uso contínuo do sistema pode sacarretar falhas, quebras de peças e até mesmo sérios prejuízos financeiros e riscos aos profissionais de operação do sistema. 

Em geral, este tipo de manutenção conta com uma série de testes que podem ser realizados para a identificação de qualquer falha no sistema elétrico. Sendo assim, se faz necessária pois, reflete tanto em reparos mínimos, como na substituição de peças. Os testes mais comuns são: 

  • Comissionamentos para sistemas de alta, média e baixa tensão elétrica; 
  • Testes nos circuitos de força, controle e sinalização;
  • Análise de quadros gerais de baixa tensão; 
  • Ensaios de transformadores de potência, potencial e de corrente, entre outros.

São dois os tipos desta manutenção; a preventiva, realizada em inspeções e análises, para evitar que possíveis falhas e descontentamentos apareçam no futuro, descartando a possibilidade de um dano maior, e por sua vez, a manutenção corretiva que serve para, como o próprio nome já sugere, corrigir os defeitos já existentes no equipamento.

É necessário que a empresa responsável por esta manutenção assegure que o processo seja realizado por profissionais experientes e que tenham total conhecimento da área, sempre seguindo todas as exigências e conformes estabelecidos nas normas regulamentadoras vigentes e exigíveis para um trabalho impecável.

Diante de tantos fatores e detalhes, se faz necessário que se procure por empresas especializadas no assunto e escolha a que fornecer todo o suporte, segurança e qualidade necessária a sua necessidade.

Postagem criada em: 11/06/2021 - 07:30


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.