Como ter uma infraestrutura de cabeamento eficaz

Sabemos que dispor de cabos organizados em uma rede estruturada torna os processos de administração, manutenção ou resolução de problemas internos ou externos da rede muito mais práticos e seguros para serem executados. 

Mas, para isso, é necessário que um projeto de cabeamento estruturado seja feito por profissionais especializados, assim, essa infraestrutura tem a garantia da instalação dentro das normas e padrões necessários para funcionar de maneira adequada.

Esse projeto é composto por diversos documentos, como plantas baixas, planilhas de custos, memorial descritivo informando os requisitos dos materiais e equipamentos e de como será executada a rede, com a finalidade de promover uma instalação bem dimensionada e funcional, atendendo as necessidades do cliente.

A falta de um projeto adequado pode gerar problemas como má qualidade dos componentes empregados no cabeamento, incompatibilidade entre cabos e dispositivos de conexão da rede ou utilização de cabeamento inadequado para os tipos de serviços necessários. E pode causar, também, problemas durante a manutenção, diminuindo a vida útil da estrutura.

Vale ressaltar que essa estrutura, quando instalada corretamente, tem uma durabilidade de 10 anos e garante o suporte tão necessário para a adaptação de novas tecnologias, o que é muito vantajoso para empresa. Oferece, também, prevenção contra curtos e pane no sistema por má disposição de cabos.

Contar com uma empresa qualificada, que tenha profissionais especializados, para projetar e instalar essa estrutura é essencial. Apenas dessa maneira você terá a garantia que a estrutura instalada seja como o esperado e que esteja dentro das normas e padrões devidos, promovendo toda a segurança que ela pode trazer para você e para a sua empresa.

Postagem criada em: 20/05/2021 - 16:51


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.