Além da estrutura de um apartamento ou uma sala, se faz necessário projetar para garantir a segurança dos moradores e visitantes. Além disso, Instalações Elétricas Prediais precisam ser funcionais, no caso da iluminação, por exemplo, ela pode ser decorativa mas também deve contribuir para o bem-estar das pessoas.

Vale salientar que que existem três tipos de instalações elétricas: as prediais, comerciais, e industriais.

Por sua vez, as prediais são as mais simples e quase sempre limitadas à instalação de cabos, tomadas, pontos de iluminação e disjuntores, entre outros. Porém, não é porque é uma área mais simples, que não requer a atenção em todos os processos. Por isso, para evitar futuros descontentamentos, o ideal é ter todos os cuidados já na fase inicial do projeto.

Mas afinal, o que é um projeto de instalações prediais elétricas?

Nada mais é do que uma reunião de informações, composta por tabelas de informações, diagramas elétricos e símbolos das instalações elétricas, sempre de acordo com as normas regulamentadoras exigíveis.

Em suma, com um projeto você evita o desperdício de materiais durante a obra, problemas futuros com as instalações e além de tudo fica fácil fazer futuros reparos. Em contrapartida, se mal executado, a instalação elétrica pode ter diversos tipos de problemas, desde a falta de energia até incêndios até complicações que além de perigosas, sairão caro em relação ao custo benefício.

Os profissionais que precisam participar de um processo de instalação elétrica são:

  • Um mestre de obras;
  • O engenheiro (responsável pela obra); e
  • Dois eletricistas.

Postagem criada em: 08/06/2021 - 23:19


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.