Energia Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar, é a terceira fonte de energia renovável mais importante mundialmente, atrás apenas da energia hidráulica e eólica, sendo usada por diversos países. 

Essa energia pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, mas quanto maior a exposição das placas de energia solar ao calor e aos raios do sol, mais energia elétrica será produzida. É considerada uma fonte de energia alternativa, limpa, renovável e, principalmente, sustentável.

As placas de energia solar são os equipamentos responsáveis pelo primeiro passo do uso de energia solar: produzidas em um material semicondutor, quando captam a energia solar faz com que os elétrons do material se movimentarem gerando a energia solar.

Mas essa energia ainda não está pronta para o nosso uso: elas são levadas ao inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua recebida em corrente elétrica alternada, estando assim, pronta para ser distribuída e utilizada. 

É visto como uma energia limpa e sustentável, já que a sua fonte é renovável e de um recurso que temos em abundância no nosso planeta: a luz e calor do Sol.  

O Brasil tem grande potencial para aproveitar essa fonte de energia. As regiões onde tem menos incidência dos raios solares ainda possui um número maior do que na Europa, por exemplo. Com o passar dos anos, o custo dessa fonte alternativa de energia vem diminuindo e atualmente, mesmo que o custo de instalação ainda seja um pouco alto, você será recompensado pela diminuição dos gastos com a conta de luz.

Postagem criada em: 18/05/2021 - 16:06


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.