Proteja Sua Empresa Contra Descargas Elétricas

Quando falamos sobre um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, também conhecido como SPDA, estamos falando de um sistema de extrema importância, visto que se trata de uma medida de proteção para um fenômeno de descarga atmosférica imprevisto, que pode vir a causar danos por conta de sua intensidade e duração e também seus efeitos destruidores.

Mas afinal, como funciona este sistema de fato? Vamos entender melhor:

De forma simples e geral, o principal objetivo do SPDA é evitar incidência direta de raios em uma edificação a protegida, sendo constituída por pontos preferenciais de incidência estratégicamente posicionados para conter as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

Este tipo de sistema de proteção contém duas funções principais:

Uma delas é a preventiva, a qual neutraliza a eletricidade das nuvens situadas acima das edificações, não se concretizando a formação dos raios e, como o próprio nome já diz, prevenindo as incidências de descargas elétricas nas construções.

Já a segunda função consiste na corretiva, onde o mesmo deve ser colocado no ponto mais alto da edificação a ser protegida e oferecer uma impedância mais baixa à passagem da corrente elétrica do raio.

É muito importante ter em mente que todo o sistema deve estar adequado às exigências e orientações previstas pelas normas técnicas regulamentadoras vigentes em lei nacional para poder ter uma solução eficaz e em pleno funcionamento. Além disso, é primordial que se contrate uma empresa especialista no assunto para prestar todo o auxílio e executar o serviço de instalação tanto do sistema quanto do equipamento.

Postagem criada em: 03/06/2021 - 16:11


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.