Você sabe qual a finalidade da filtração do vinho?

Se tem um processo capaz de gerar muitas controvérsias no mercado, com toda certeza, esse processo é o de filtragem do vinho. Há quem considere esse processo desnecessário e prejudicial para a qualidade do vinho, enquanto há quem o considere indispensável para o engarrafamento e sanitização do produto.

De forma simples, a principal função do processo de filtragem dos vinhos é como qualquer outra: remover partículas, substâncias e demais elementos que podem se fazer presentes no produto.

Assim, a filtragem dos vinhos possui como principal finalidade remover as partículas cristalinas, as leveduras e demais microbiológicos, bem como remover resíduos de uvas e demais materiais.

Há muitas etapas para a filtragem do vinho, principalmente de acordo com o tipo de vinho e a sua transparência. Na primeira etapa (em alguns casos chamadas de pré-filtração), são removidas partículas sólidas através de diferentes modelos de filtros.

filtro de placas para vinho é muito normalmente utilizado na segunda etapa da filtragem, por ser composto por placas com elementos filtrantes de acordo com a demanda do local ou desejo do enólogo.

A função desse modelo de filtro aqui é garantir a retenção de partículas sólidas menores e alguns microbiológicos, garantindo que o vinho apresenta uma quantidade menor de resíduos em seu engarrafamento.

Por fim, ainda há uma terceira etapa, onde são utilizados filtros de cartuchos para a filtração estéril do vinho, removendo todas as impurezas e bactérias.

A importância e necessidade da filtração do vinho ainda é muito discutida, uma vez que há quem afirme que esses processos retiram elementos importantíssimos para o sabor e textura dos vinhos, diminuindo a sua qualidade.

E, você, o que acha sobre a filtração dos vinhos?

Postagem criada em: 14/10/2022 - 15:21


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.