Como aquecer ou resfriar fluidos diferentes?

Os ambientes industriais dependem de uma grande série de equipamentos para a sua produção, atuando desde sistemas mais complexos até tarefas menores mas que, com certeza, fazem toda a diferença. Um desses equipamentos, por exemplo, são os trocadores de energia térmica.

Esses equipamentos são responsáveis por realizar a troca de calor entre diferentes fluidos e garantir que eles se mantenham na temperatura ideal para o desenvolvimento das atividades. Essa transferência pode acontecer tanto em um sistema de contato direto quanto em um sistema de contato indireto.

Aquecendo, resfriando ou permutando a energia térmica entre os fluidos diferentes, esse trocador de calor aletado garante o pleno funcionamento do ambiente industrial e permite um controle eficiente sobre a temperatura para que ela se mantenha no nível ideal, seja para o funcionamento de demais equipamentos ou para outras atividades.

Esse trocador pode dispor de espelho fixo ou removível, realizando a dupla função de aquecer um fluido mediante outro que se esfria (permutação) ou atuando somente no resfriamento do fluido por meio de água ou no aquecimento do fluido a partir da condensação de vapor de água.

Ele pode ser utilizado nos mais diferentes setores industriais já que pode ser encontrado em vários formatos, por exemplo, arredondados ou curvados, para melhor se adequar a cada ambiente, realizando a condução e o controle da temperatura do produto que passa através dele, que pode ser em vapor, óleo aquecido, água quente, entre outros.

Portanto, se você deseja realizar o aquecimento, resfriamento ou permutação de calor com grande eficiência entre fluidos diferentes, já sabe como o investimento nesse trocador é a sua melhor alternativa e garante excelentes resultados!

Postagem criada em: 02/02/2022 - 09:32


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.