Segurança contra incêndio em indústrias e galpões

Sabemos como os ambientes industriais e os galpões também precisam contar com boas portas corta fogo para a sua segurança, com algumas particularidades para atender plenamente a necessidade desse tipo de ambiente. Por isso, hoje viemos te contar um pouquinho sobre um modelo comum de porta nesses locais, a porta corta fogo guilhotina.

As portas guilhotina funcionam de maneira semelhante às portas corta-fogo de correr, mas possuem uma abertura vertical em vez de uma abertura horizontal. Elas são projetadas para serem instaladas em paredes e são frequentemente usadas em edifícios comerciais, industriais e de armazenamento, onde há necessidade de proteger grandes aberturas, como vãos de elevadores ou escadas.

Elas são construídas com materiais resistentes ao fogo, como aço, vidro com camadas de proteção, lã mineral, entre outros. Elas são acionadas por um sistema de contrapeso que permite que a porta seja aberta e fechada com facilidade.

Vale destacar que essas portas podem ser mantidas abertas porque o seu sistema de contrapeso é ligado a um fusível que se funde quando a temperatura do ambiente chega a 70° C, fechando as portas automaticamente.

Quando uma porta guilhotina é acionada para fechar, ela desce de forma controlada em uma velocidade determinada, em seguida, o mecanismo de travamento entra em ação para manter a porta fechada. Algumas portas também possuem um sistema de amortecimento que suaviza a descida da porta e ajuda a reduzir o ruído.

Por fim, assim como as portas corta-fogo de correr, essas portas guilhotina devem ser instaladas de acordo com as normas de segurança contra incêndio e inspecionadas regularmente para garantir que estejam funcionando corretamente.

Postagem criada em: 15/02/2023 - 15:53


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.