Porta de segurança comum em indústria

As portas corta fogo são elementos indispensáveis para a segurança, no entanto, locais onde o vão da passagem é maior, como os ambientes e pavimentos industriais, é importante investir em modelos maiores dessas portas.

Como é o caso da porta corta fogo de correr, que funcionam de maneira semelhante às portas convencionais, mas possuem algumas características que garantem a segurança em caso de incêndio.

Elas são maiores e, como o seu nome já diz, é uma porta que abre horizontalmente. Essas portas são projetadas para resistir ao fogo e impedir que as chamas se propaguem entre diferentes áreas do edifício, criando barreiras para conter o fogo.

Essas portas são instaladas em trilhos que permitem que a porta deslize para abrir e fechar e podem ser operadas manualmente ou por sistemas automáticos, como detectores de fumaça ou sprinklers.

Essas portas são feitas com materiais resistentes ao fogo, como aço, vidro com camadas de proteção, lã mineral, entre outros, e apresentam selos intumescentes que expandem em contato com o calor para selar a abertura da porta e impedir a passagem de fumaça e gases tóxicos.

Uma curiosidade acerca dessas portas de correr é que elas podem se manter abertas para facilitar a rotina do local e possuem um mecanismo de travamento automático para garantir que a porta permaneça fechada em caso de incêndio.

Para maior segurança, essas portas devem ser instaladas de acordo com as normas de segurança contra incêndio, e é importante que sejam inspecionadas regularmente para garantir que estejam funcionando corretamente. Em caso de dúvida, é recomendado consultar um profissional especializado em segurança contra incêndio para orientação adequada.

Postagem criada em: 15/02/2023 - 15:51


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.