Um trocador que quase nunca aparece nas indústrias

Sabemos como há inúmeros equipamentos em um ambiente industrial, alguns mais conhecidos e outros que quase nunca vemos em ação, mas são fundamentais para o pleno desenvolvimento das atividades. E, por este motivo, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre um equipamento de aparição bem pontual nos ambientes industriais.

trocador de calor tubo duplo é um equipamento de aplicação raro e particular, atuando principalmente quando se faz necessário contar com uma maneira de contornar a corrosão que um determinado fluído causa em certo material, sem afetar o outro de forma direta e prejudicial.

Esse trocador é formado, basicamente, por dois tubos concêntricos. Entretanto, seu funcionamento se dá com a circulação de um fluido no espaço existente entre eles enquanto há a circulação de outro fluido no lado interno do tubo que apresenta menor diâmetro.

Ele é aplicado em situações onde há uma vazão pequena e, também, pequena quantidade de energia térmica envolvida, onde normalmente se faz necessário um trocador de calor com fluxos em contra corrente para que haja o cruzamento das temperaturas.

Sua atuação, então, como podemos observar, é bem pontual e, ainda, esse tipo de trocador pode ser fabricado em um tubo menor para ser instalado dentro de um tubo maior, podendo ser encontrado em resfriadores de ar comprimido, por exemplo, o que torna a sua aparição ainda mais rara.

Por fim, ele é uma solução engenhosa mas que atua com grande perfeição mesmo que tenha uma aparição muito pontual nos ambientes industriais. Para assegurar o seu pleno funcionamento, é essencial que você realize uma grande pesquisa de mercado para que possa encontrar o melhor fornecedor da sua região.

Postagem criada em: 02/02/2022 - 11:09


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.