Tudo sobre esse reservatório de fluido sob pressão

Quando falamos sobre os reservatórios de fluidos sob pressão, estamos falando sobre um dispositivo que atua diretamente no armazenamento desses fluidos para acumulação ou para processamento. Apresentando em outras palavras, é um dispositivo muito versátil e que possui uma ampla atuação no mercado e, principalmente, na indústria.

O vaso de pressão, nome pelo qual é comumente chamado, é este reservatório que atua no armazenamento de diversos fluidos que se encontram sob pressão. Sua atuação pode ser tanto na acumulação propriamente dita desde fluido ou para demais processos em um ambiente industrial que depende de uma alta pressão, como os processos de transformação de líquidos e gases.

Quanto ao seu formato, ele pode variar entre o cilíndrico, o esférico e os cônicos, cada um com uma atuação diferente. Enquanto o esférico é o mais indicado para atingir níveis iguais de volume e pressão, os cônicos são ideais para a transição entre diferentes cilindros e, os cilíndricos, os mais utilizados no mercado.

Além disso, esses vasos podem ser adquiridos tanto em modelos verticais quanto horizontais. Apesar dos horizontais serem amplamente vistos e conhecidos no mercado, os verticais mostram sua vantagem ao ocuparem um menor espaço no ambiente e facilitarem a ação gravitacional.

Por fim, esses vasos ainda podem ser classificados entre modelos sujeitos a chamas e os não sujeitos a chamas, isto porque vasos como as caldeiras e fornos são usados diretamente em locais com presença de fogo, enquanto alguns outros não estão sujeitos a este contato direto apesar de trabalharem sob altas temperaturas.

Postagem criada em: 31/01/2022 - 15:00


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.