Tudo sobre este gás nocivo usado nos evaporadores

Há quase um século atrás, um gás novo foi descoberto e isso revolucionou grandemente o mercado. O gás freon, descoberto em 1931, tornou possível a criação de gelo em geladeiras e câmaras frigoríficas e trouxe para o mercado uma onde de produtos congelados, que amplamente conhecemos e consumidos atualmente.

Esse gás atuava – e ainda atua – em conjunto de sistemas completos de refrigeração, por este motivo, é muito comum vermos evaporadores de freon no mercado. Contudo, com o passar dos anos, um novo estudo apontou uma enorme desvantagem do uso desse gás: ele é nocivo ao meio ambiente e estava sendo responsável pela degradação da camada de ozônio.

Sendo assim, atualmente uma das melhores alternativas vem sendo o uso de evaporadores de amônia nos sistemas de refrigeração das câmaras frigoríficas, já que a amônia é um material natural e ecologicamente correto ao não apresentar maiores danos ao meio ambiente.

O uso do freon ainda é vasto, tendo em vista que é um gás com quase um século de uso. Ainda podemos ver sistemas de compressores, válvulas de expansão, evaporadores e condensadores que utilizam o freon para que seja possível manter a temperatura das câmaras baixas e controladas para a preservação dos produtos.

Porém, os danos que ele causa ao meio ambiente são sérios e podem ser notados com grande facilidade, sendo necessário investir em meios mais sustentáveis e corretos ecologicamente para os sistemas de refrigeração para que haja uma maior preservação do meio ambiente e não sejamos tão afetados pelo aquecimento global.

Postagem criada em: 01/02/2022 - 17:11


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.