Pode fazer furo em lajes? Saiba tudo:

As lajes fazem parte da grande maioria das construções, sejam elas comerciais ou residenciais. E, durante uma reforma, uma dúvida muito comum que ocorre é “posso furar a laje?” e, bom, de maneira simples, é possível sim furar a laje mas é importante tomar alguns cuidados.

Entre esses cuidados, hoje viemos ressaltar alguns. Começando pelo maquinário utilizado, é importante que os profissionais utilizem perfuratrizes elétricas ou hidráulicas, com brocas com coroas de segmentos diamantados, para que haja furos precisos, mas ao mesmo tempo cuidadosos no local, não expondo o restante da construção a qualquer tipo de risco ou dano.

Quando você investe no maquinário correto, garante a realização de todo o serviço de forma segura, cuidadosa e com os melhores resultados, permitindo que todo o restante da reforma ou da obra siga sem maiores preocupações.

E, quando entramos no quesito quem pode fazer esse tipo de furo, é de extrema importância que você conte com bons profissionais, que saibam manusear corretamente os equipamentos e que conheçam profundamente os requisitos previstos na Norma Brasileira 6118, a Norma de Estruturas de Concreto Armado.

Essa norma apresenta alguns requisitos que devem ser estritamente respeitados para que não haja inconformidades que possam apresentar demais riscos para a construção, então, não esqueça de investir na contratação de profissionais habilitados para tal.

Por fim, ainda podemos destacar que a furação de laje em lajes-cogumelo ou lajes lisas deve ser feita somente após a verificação de resistência e deformação, visando minimizar ao máximo o impacto negativo que os furos possam ter na construção para a passagem dos tubos e afins.

Postagem criada em: 26/04/2022 - 16:55


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.