Essencial para os pontos de ancoragem

Quando falamos sobre o trabalho em altura, principalmente no que tange o acesso por cordas, é muito importante que a gente fale um pouco mais sobre os elementos que compõem os pontos de ancoragem.

Os pontos de ancoragem são os pontos de fixação dos profissionais, responsáveis por garantir a sua segurança durante todo o exercício da sua atividade. Para atuarem como o esperado, eles contam com diferentes elementos que, juntos, formam um conjunto pleno para a segurança.

Entre esses elementos um dos mais importantes são os mosquetões, que são os anéis para a passagem e fixação das cordas. Esses anéis podem ser confeccionados em diferentes materiais, como o aço e o alumínio, mas a sua função básica é essa: permitir a passagem e a fixação das cordas.

Além disso, esses anéis também podem ter diferentes modelos, sendo eles o modelo oval, o modelo D e o modelo pêra (HMS), e o que determina a escolha do modelo ideal é o tipo de atividade a ser executada, uma vez que cada atividade exige uma atuação desses anéis.

Por fim, outra diferença que esses anéis podem apresentar é do seu fecho, que pode ser por rosca manual ou trava automática. O seu nome já é autoexplicativo: o fecho de rosca manual deve ser rosqueado pelo profissional para sua abertura e fechamento, e o de trava automática fecha automaticamente — o que facilita muitos processos.

A título de curiosidade, para que você possa aumentar a durabilidade desses anéis em regiões litorâneas, o ideal é que invista em modelos confeccionados em alumínio, haja vista que esse material apresenta alta resistência à oxidação e reduz os gastos com manutenções e trocas.

Postagem criada em: 15/09/2022 - 14:53


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.